segunda-feira, 27 de junho de 2011

Filé de bicuda no forno com cebolinha e pimenta biquinho


Sei que bicuda não é um peixe muito comum a todos, mas é um peixe de carne branca suave, lembrando muito o sabor e textura do linguado. Ele chegou até a mim pela mãos do Francisco Loffredi, que já tinha comentado antes, que tem um perfil do Facebook chamado Peixes Ultrafrescos Arpoados (https://www.facebook.com/profile.php?id=100001532536109).

Francisco me vende peixes muito frescos e bem diferentes dos comumente encontrados em peixarias, e ainda tem um modo de pesca muito mais sustentável a longo prazo, pois pesca por apnéia usando arpão.

Este peixe é parecido com outro que já fiz, mas a presença da pimenta biquinho mudou muito o seu gosto. De acompanhamento, servi quinoa ao molho pesto, que publicarei logo depois deste.

A pimenta biquinho é das pimentas que menos arde e dá muito sabor, por isso eu comecei a utilizá-la.

Vamos à receita.

Filé de bicuda no forno com ervas e pimenta biquinho


1 kg de filés de bicuda (3-4 filés aproximadamente. Pode usar linguado ou pescada)
1 molho de cebolinha francesa picada (se não tiver, pode usar a cebolinha comum)
6 unidades de pimenta biquinho cortadas ao meio
4 dentes de alho fatiados
Bastante azeite
Sal a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Unte um refratário de tamanho suficiente para acomodar os filés.
Salgue os filés a gosto.
Coloque os filés no refratário e por cima despeje a cebolinha picada, o alho e a pimenta de modo a ficarem uniformemente divididos em todos os filés.
Tampe o refratário com papel alumínio.
Asse no forno já aquecido por 20 minutos.
Retire o papel laminado e asse por mais 10 minutos.

Bom apetite.

2 comentários:

  1. Esse é o meu predileto. Simplesmente sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, que bom que você gosta! Também é o meu peixe predileto. Beijos!

      Excluir