quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aspargos grelhados

 

Como eu disse na receita anterior, resolvi homenagear a minha avó no prato inteiro, e no caso daqui do blog, nos dois posts.

Meu avô e minha avó tiveram uma fábrica de conservas, e minha avó costumava fazer muito uma receita de família que em breve postarei aqui, utilizando aspargos. Por isso, me lembro muito dela (que era quem cozinhava ou pelo menos corrdenava a cozinha) e também do meu avô quando vejo aspargos para vender. E quem nunca comeu, não sabe o que perde. É um dos meus legumes prediletos, sem dúvidas.

Esta receita é facílima, mas é essencial que se tenha os aspargos frescos. Eu usei os verdes, mas os brancos podem perfeitamente substituí-los. Aqui no Rio, é mais fácil encontrar os verdes. É só ir em hortifruti ou em mercados mais especializados como Zona Sul ou Pão de Açúcar, ou mesmo em cooperativas de abastecimentos (COBAL).

Vamos à receita.

Aspargos grelhados (4 pessoas)

400 gramas de aspargos - deve dar mais ou menos uns 12-14 aspargos.
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Comece descascando a casca dos aspargos com um descascador de legumes (não tire muito do interior dos aspargos, se não você não terá nada)
Retire a parte bem esbranquiçada e mais rígida do final do talo
Aqueça uma frigideira com azeite e quando ela estiver quente, coloque os aspargos.
Dexie grelhando até dourar em todos os lados do aspargo.
Por fim, acrescente sal e pimenta-do-reino moída à gosto.

Bom apetite.

Segue foto do prato montado

Nenhum comentário:

Postar um comentário