terça-feira, 9 de novembro de 2010

Rosbife de filet mignon



Estava conversando neste final de semana com alguns amigos, e eles reclamaram que no meu blog ainda não tinha tido nenhuma carne. Como mais amigos já tinham me dito isso antes, resolvi atender a pedidos e propor uma fácilima receita para rosbife de filet.

Esta receita é muito simples, eu aprendi outro dia olhando programas de culinária. Foi no GNt, mas confesso não lembrar exatamente quem.

Como eu não anotei, mas ela era muito simples, eu meio que criei em cima dela.

A dica que eu vi era que o ideal é passar a carne numa frigideira, para depois ir ao forno. Como se fosse um bife, ficando dourada por fora.

Descobri que tem uma receita parecida, mas decidi colocar a minha para vocês verem, nem todos conhecem o blog dela e minha receita é um pouco diferente. A receita que eu vi parecida fica neste site http://cozinhapequena.com/?p=3051


Vamos à receita.

1 kg de filet mignon
Azeite
Sal à gosto
Pimenta à gosto

Aqueça bem uma frigideira grande ou uma panela de ferro grande, que caiba o filet inteiro.
Ao mesmo tempo, ligue o forno em 230 graus, para ele ficar bem quente.
Coloque azeite suficiente para fritar a carne sem grudar.
Se for panela de ferro, bote mais azeite.
Frite todos os lados do filet até que eles fiquem mais ou menos da mesma cor, de preferência dourada.
Por dentro o filet ainda estará bem cru, o que quer dizer que tem que cozinhar. 
Fica mais ou menos assim que nem na foto do filet inteiro que eu coloquei no começo.

Coloque o filet no forno (no meu caso eu coloquei a panela de ferro mesmo) com o próprio recipiente onde fritou.
Aqui, atenção: se for frigideira, certifique-se que pode ir ao forno.
Deixe assando por 12-14 minutos, colocando o sal e a pimenta no meio do tempo de cozimento (esta dica roubei do blog que eu li).
O meu rosbife passou um pouco do meu gosto de ponto, por isso coloquei um pouco menos do que o tempo que ela diz e que vi no programa.
Quando retirar do forno, deixe o filet descansar um pouco do lado de fora, pode ser na frigideira mesmo (panela) (o blog dizia sobre enrolar em papel alumínio, pode ser uma também).
Retire o filet da frigideira e faça um caldo com o líquido que sobrou e o que ficou grudado na panela.
Se você não gostar muito de comer os restinhos que ficam na panela, passe num coador ou peneira.
Corte o filet com fatias do tamanho que você preferir. Eu gosto de fatias mais grossas, tipo uns 2-3 cm.

Coloque a fatia de filet cortado no prato e o molho por cima.


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário