terça-feira, 19 de outubro de 2010

Estrogonofe de frango com aspargos

Minha segunda receita tem alguns ingredientes, como os aspargos, iguais aos da primeira.


E não por acaso, pois só costumo comprar legumes uma vez por semana e comprei desta vez dois pacotinhos de aspargos.

Esta receita tem origem na casa da minha mãe, mas ela costuma usar catchup e aspargos em conserva. Eu fiz com molho de tomate e aspargos frescos. Fiquem à vontade para colocar um pouco de catchup se quiserem um gosto um pouco adocicado do estrogonofe.

Ficou muito boa e o melhor, foi muito fácil de fazer, tirando o molho de tomate, que eu preparo e deixo congelado, só tirando no dia do uso.

Fiz o estrogonofe e o comi com arroz antes de ir pro show do Green Day, o que msotra que é simples de fazer, pois o fiz em mais ou menos uma hora ao todo, e muito bom.

Arroz (3 porções grandes)

Fazer arroz é muito fácil. Tenho duas maneiras, uma de família, bem light, e outra que testei neste dia.

A da família consiste em lavar o equivalente a um copo de 250 ml de arroz em água corrente até que a água saia transparente. Ao mesmo tempo, ferva bastante água em uma panela funda, como para fazer macarrão. Coloque a quantidade de sal desejada na água e coloque o arroz para cozinhar dentro da panela de água fervente.

Deixe aproximandamente 15 minutos, mas teste para ver se está do agrado. Quando estiver bom, escorra. O arroz light tá pronto.

O problema deste arroz é a falta de tempero, e muita gente não gosta disso. Mas mais simples do que ele, impossível. Meu pai, por exemplo, acha este muito melhor do que o outro.

Arroz tradicional:

1 copo de 250 ml de arroz branco
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite

Lavar o equivalente a um copo de 250 ml de arroz em água corrente até que a água saia transparente. neste momento, aqueça em uma segunda panela ou mesmo numa leiteira dois copos de água filtrada até ferver.
Em uma panela que caiba o arroz e mais dois copos de água, refogar em azeite primeiro a cebola (picada ou processada) e depois de uns dois minutos coloque o alho (picado ou processado). Preste atenção para a cebola e o alho não dourarem.
Coloque o arroz lavado para refogar junto com o restante por uns 2 minutos.
Adicione os dois copos de água fervente na mistura de arroz, cebola e alho.
Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo, ou até a água secar completamente(se for arroz integral demora mais a cozinhar, por isso o ideal é colocar mais um copo de água). Aqui é importante verificar se já está seco, pois se estiver queima o fundo.
Desligue o fogo e destampe. Espere 2-3 minutos e está pronto.

Estrogonofe de frango com aspargos (2 porções grandes)

500 gramas de peito de frango já limpo ou qualquer parte do frango já limpa
6 aspargos (pode ser em conserva) - pode mudar por 100-150 g de champignon também
3/4 xícara de chá de creme de leite fresco (se não tiver, pode usar o de caixa)
3/4 xícara de chá de molho de tomate já pronto (pode ser o de caixinha, mas eu prefiro fazer em casa)
salsa e cebolinha a gosto
sal a gosto
1 pitada de noz moscada moída
pimenta do reino moída a gosto
1/2 limão
2 colheres de azeite ou óleo de cozinha
1/2 cebola picada


Descasque os aspargos. Aqui é importante frisar que é imprescindível que se descasque somente o talo do aspargo e não a cabeça, que é macia. Aliás, você pode deixar a cabeça do aspargos sem cozinhar, colocando diretamente no estrgonofe junto com o talo cozido.
Cozinhe os aspargos no vapor por 5 minutos. No final do cozimento, coloque os aspargos em uma vasilha com água gelada e gelo para evitar que continuem cozinhando.

Corte em pedaços de 3-4 cm.

 
Corte os peitos de frango em quadrados de aproximadamente 1-2 cm. Esprema o sumo do limão em cima do frango e deixe marinando por alguns minutos, ao mesmo tempo em que coloque uma frigideira alta ou panela de ferro (é melhor na panela) para esquentar.
Lave os pedaços de frango para tirar o limão e escorra-os antes de coloca-los na panela bem quente.
Coloque os pedaços de frango e a cebola para dourar. É importante dourar o frango por todos os lados mas, para não sair a água do frango, evite mexer muito nos pedaços ainda crus.
Se sair água, não a jogue fora. Espere secar um pouco.
Quando o frango estiver quase pronto, chegou a hora de colocar sal e pimenta (não se coloca antes para não sair muita água). Mas não precisa colocar muito sal, porque depois você terá que acerta-los com o molho de tomate e com o creme de leite.

Coloque o molho de tomate, a salsa, a cebolinha e a noz moscada e mexa bem para incorporar tudo ao molho.

Desligue o fogo e coloque o creme de leite e os pedaços de aspargo. Misture bem e ajuste sal e pimenta.

Pronto. Agora é só comer.

7 comentários:

  1. Hummmmm... Isso deve ficar bem bom. Nunca comi arroz escorrido. Só faço assim quando uso arroz basmati que é mais aromático então o tempero acaba estragando. Mas com esse estrogonof no capricho, quem é que precisa temperar arroz? ;-)

    bjs e até amanha :-p

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Amanda. A comida ficou muito boa mesmo. Este arroz tem origem, segundo minha mãe, do tempo em que ela morava em Macapá. Parece que o pessoal da Amazonia come assim.

    Arroz basmati eu nunca fiz, apesar de gostar muito. Vou pensar em algo tailandês ou indiano e colocar o arroz na receita.

    Obrigado pelos comentários.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, deve ficar bom isso, hein?! vou testar... Por falar nisso, onde vc conseguiu o creme de leite fresco e os aspargos frescos? não é tããão fácil de conseguir isso... Alguma dica?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Grandes receitas!!!Vou testar a primeira amanhã, comprei aspargos frescos hoje no hortifruti.Acho que vai dar certo!!

    ResponderExcluir
  5. O arroz que eu faço é ainda mais simples que o light!

    Lava ele rapidinho na panela com a torneira. Coloca agua ate cobrir ele e mais um pouco. Deixa ferver.

    Nem sal leva.

    ResponderExcluir
  6. Thiago, os aspargos frescos tem com certeza e são mais em conta no Hortifruti. Tem no Zona Sul e deve ter no Pão de Açúcar. Fica nas geladeiras de salada. O Creme de Leite fresco tem normalmente nas geladeiras de supermercados, perto de queijos e iogurtes. Por ser fresco, tem que ficar resfriado.

    Fox, nem sal???????????????
    Eu diria que me parece muito sem.... sal. Fica bom assim? Nunca comi arroz sem sal nenhum.

    ResponderExcluir
  7. Senti falta da receita do molho de tomates.

    ResponderExcluir