A ideia deste blog surgiu da minha paixão pela culinária e de minha vontade de compartilhar meus experimentos gastronômicos. Pretendo dividir neste espaço minhas aventuras pela cozinha e assim dar ideias para incrementar nossa cozinha de todo dia.
domingo, 30 de janeiro de 2011
Sobrecoxa de frango no forno marinada com shoyu e vinho branco
Esta receita é em homenagem ao Maron, que me pediu uma receita com um pouco menos de gordura, por conta do colesterol.
Como ele disse, minhas receitas estavam num período com muita manteiga e colesterol.
Sobrecoxas no forno marinadas com um componente alcoólico (vinho), um ácido (limão), ervas aromáticas (tomilho e alecrim) e um componente que deu um toque salgado com um gosto diferente (shoyu, o molho de soja oriental).
O ideal era ter colocado laranja ao invés de limão, pois a laranja é menos ácida e mais doce. Mas esta receita ficou excelente. E a marinada pode ser usada tanto para frango como para porco. Eu uso normalmente no lombo de porco (receita ainda por colocar aqui) marinado com cerveja (prefiro a preta), shoyu e laranja.
Como o frango vai marinar, o sal é importantíssimo. Preste muita atenção para não ficar muito salgado. O shoyu já leva sal e, no meu caso, não coloquei mais sal nenhum.
Outra dica, que aprendi ontem: prestem atenção no molho shoyu. Normalmente, eles contém glutamato monossódico, uma bomba salina. Se conseguirem, comprem o molho shoyu com fermentação natural.
Aos que não gostam de gosto de álcool, fiquem tranquilos porque quando se leva as sobrecoxas ao forno ele evapora completamente.
Vamos à receita.
Sobrecoxas de frango no forno marinadas com shoyu e vinho branco
4 sobrecoxas de frango com pele lavadas
1/2 limão
1 xícara de chá de vinho branco seco
1/2 xícara de molho de soja
1 folha de louro sem a nervura picada
alecrim e tomilho à gosto
1/2 cebola picada
Pimenta do reino preta moída à gosto
Junte todos os ingredientes, com exceção das sobrecoxas em um refratário, de preferência de vidro e que tenha tampa.
Misture bem e experimente para verificar o sal.
Coloque as sobrecoxas de modo que fiquem todas cobertas com a marinada.
Se não for possível, lembre de virar a cada 3-4 horas.
Tampe o recipiente.
Deixe as sobrecoxas marinando na geladeira por no mínimo 6 horas. O ideal é que fiquem um-dois dias, para apurar o gosto.
Na hora de fazer, pré-aqueça o forno a 180 graus centígrados.
Retire as sobrecoxas da marinada e deixe-as escorrendo por alguns segundos.
Em uma travessa de metal, disponha as sobrecoxas.
Cubra a travessa com papel alumínio.
Coloque no forno por aprximadamente 30-40 minutos, até que fiquem cozidas (espetar um palito de dente e, se sair um líquido transparente, ainda não estão completamente cozidas).
Lembre de regar com um pouco do líquido que vai se formando no fundo da assadeira de 10 em 10 minutos.
Retirar o papel alumínio e aumentar o calor para 220 graus.
Deixe a pele das sobrecoxas dourarem e sirva quente.
Molho da marinada
Ao mesmo tempo que você prepara as sobrecoxas, coe o que restou da marinada e reserve o líquido.
Esquente uma pequena panela e adicione duas colheres de sobremesa de açúcar até que comece a caramelizar.
Junto o líquido reservado à panela e deixe cozinhando em fogo baixo-médio até reduzir e ganhar um aspecto um pouco mais viscoso.
Prove e corrija sal, se julgar necessário.
Jogue um pouco deste molho por cima das sobrecoxas.
Você pode servi-las juntamente com purê, arroz branco, souflé, receitas já publicadas, ou então com legumes e salada mesmo.
Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Pelotas! Gostei muito dessa receita, eu bem vou testar. Outro dia fiz aqui em casa um frango bem parecido com esse, só que na marinada levava mel, mostarda e shoyu. Ficou bem gostoso também! Aliás, tô curtindo muito o blog, parabéns! Bjao
ResponderExcluirShany
Fala Marcelo! Parabéns pelo blog, está super caprichado, boas explicações, fotos e o principal - receitas bastante apetitosas! Estava precisando de inspiração pra receitas lá em casa e aqui é o lugar certo. Grande abraço, Tom.
ResponderExcluirTambém descobri a pouco essa questão do molho shoyu ser artificial ou de fermentação natural. Mas como saber se o molho que estou comprando é um ou outro? Tem alguma dica de marca que seja de fermentação natural? Abraço!
ResponderExcluirFelipe, realmente isso ocorre. Eu tenho lido os ingredientes. Quando possui Glutamato Monossódico normalmente a fermentação não é completamente natural. Em lojas de produtos japoneses tem o que tem fermentação natural.
ResponderExcluirEspero ter ajudado.
Tom, fico muito feliz pelas palavras. Espero que as receitas sejam realmente úteis. Minha intenção era justamente esta ao pensar no blog e compartilhar minhas receitas. Grande abraço e um beijos para Ju!
ResponderExcluir