Esta minha primeira postagem é sobre uma das minha primeiras criações, de cabo a rabo.
Eu vi uma receita que ensinava a fazer o papillote, que nada mais é do que papel alumínio dobrado como um envelope e onde o alimento cozinha no seu próprio vapor, e é excelente para carnes, tanto brancas como vermelhas.
O papillote é muito legal e o ideal é que seja servido em porções individuais, direto no prato com papel e tudo e a pessoa fura o papel na hora.
A receita original era de frango (http://www.fabianalima.blog.br/?p=195), mas como não tinha nenhuma carne descongelada, resolvi fazer com oque tinha na geladeira.
E o que tinha? Cogumelos Paris e aspargos frescos. Pensei que ficaria bom juntar os dois e assim o fiz.
A Gabi, que é minha cobaia e adora cogumelos, achou sensacional.
Vamos à receita (2 papillotes):
250 g de cogumelos frescos
100 g de aspargos frescos
Sal a gosto
Pimenta do reino moída
1/2 cebola graúda
2 colheres de sopa de manteiga
Papillote - A forma de fazer o papillote foi roubada na cara dura deste blog http://www.fabianalima.blog.br/?p=195 , e as instruções são:
Corte aproximadamente 1 metro de papel alumínio. Dobre no meio, e depois no meio novamente. Dobre cada lateral 1 cm para dentro, e outra vez o mesmo, de cada lado. Vai ficar um envelope de papel alumínio. E dentro dele, você vai colocar os ingredientes da sua preferência.
Lave bem os cogumelos antes, seque e corte em fatias de 0,5 cm, dependendo do tamanho do cogumelo.
Descasque os aspargos e corte em pedaços de 5-10 cm.
Corte a metade da cebola em fatias de meia lua e coloque-as dentro do papillote, formando um tapete de cebolas.
Misture os aspargos e os cogumelos e tempere com sal e pimenta do reino à gosto, e depois coloque a mistura em cima das fatias de cebola.
Por último, mas não menos importante, coloque a colher de manteiga em temperatura ambiente espalhada por cima da mistura.
Cozinhe de 20-25 minutos em forno a 200 graus.
Voilá!
Sou uma grande fã do papillote! Essa combinação aí deve ter ficado muito boa mesmo. Recomendo tentar com peixe também. Fica molhadinho sem perder o sabor e sem espalhar o cheirinho de peixe pela casa toda.
ResponderExcluirbjs
Vou tentar este, Marcelo. Adoro este prato!!Mas de repente vou colocar outros cogumelos...depois te conto!!! Bjs!
ResponderExcluirElen Barreto